A primeira filha de JJ Samarcos
Elvira Justina Seve Samarcos, nascida a 28 de setembro de 1887, na cidade do Recife, casou no dia 20 de junho de 1903, com Davino Gomes da Silva, às 2 horas da tarde, na cidade do Recife, pelo Juiz de Direito, em regime de comunhão de bens, ele, solteiro, com 33 anos de idade, natural de Pernambuco, agricultor, filho legitimo de José Vicente da Silva e de d. Francisca Maria da Purificação, residente no município de Vitória; ela, solteira, com 14 anos de idade, natural de Pernambuco, filha legitima de José Joaquim Samarcos e de d. Maria Adelaide Seve Samarcos, residente na freguesia de Santo Antonio.
O pouco que se sabe a respeito de Elvira, a primeira filha do casal, retrata uma situação difícil. Seja pelo casamento jovem ou pelo fato de perder o pai muito cedo. Sabe-se que o marido, logo após o casamento, por petição datada de 22 de setembro de 1903 se propõe a ficar com a Chapelaria Samarcos (Matriz e Filial) pagando 55% do capital constante do balanço, ficando o passivo por conta do comprador, uma vez que o estabelecimento tinha várias mercadorias fora de moda, sendo a proposta aceita pelo Curador Geral. Contratou com a Casa comercial J. Samarcos & Cia., a contar de novembro de 1903 até 31 de outubro de 1904.
Todos os filhos eram menores e o marido de Elvira, por ser mais velho, passaria a ser co-herdeiro. Nas notícias de época ainda encontramos alguns problemas e reclamações do casal. Dentre elas, a venda de vários bens de Elvira contra sua vontade, como podemos ver a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário