A Chapelaria Samarcos

A Chapelaria Franceza Samarcos & Cia. era propriedade do comerciante português José Joaquim São Marcos (Samarcos). Inicialmente instalada na Praça da Independência, nº 19, e depois ampliada com uma filial, passando a matriz para a Rua Duque de Caxias, nº 54, permanecendo a filial no nº 19 da Praça da Independência.

No entorno da Praça da Independência, no centro da cidade do Recife, bairro de Santo Antonio do Recife, foi construído pela Fazenda Municipal dois conjuntos de salas em formato de ‘U’ em cada lado, cortado pela Rua 1º de Março, e confrontando com a Rua Duque de Caxias (antiga Rua do Queimado), de um lado, e do outro pela Rua Diário de Pernambuco (antiga Rua das Cruzes). Era um conjunto de salas para fins de aluguel, em cujas salas, na de nº 7, funcionava a chapelaria de Francisco Gonçalves de Siqueira, no ano de 1868, expandindo para o nº 9 no ano de 1870, mas com o nome de José Francisco de Siqueira. Posteriormente, no ano de 1874, uma nova expansão, ocupando as salas de números 7, 9, 13 e 33 e com o nome da firma de Francisco J. G. de Siqueira. Só no ano de 1878 é que aparece pela primeira vez a sala nº 7, sendo ocupada pela firma José Joaquim Samarcos, com negócio também de chapelaria.

Ao que parece, comprou a dita loja dos proprietários Francisco Gonçalves de Siqueira ou José Francisco de Siqueira ou ainda a Francisco J. G. de Siqueira, provavelmente, um herdeiro do outro. No ano de 1880, ocupava a chapelaria de Samarcos as lojas nos 7 e 9. No ano de 1881, a chapelaria ocupava as salas 7, 9, 27 e 29 e, no de 1882, a Matriz ocuparia o no 54 da Rua Duque de Caxias, mas no ano de 1885, aparece o nome da firma como Samarcos & Cia. A chapelaria recebeu vários nomes ao longo de sua existência, dentre eles Chapelaria Franceza, Chapelaria Lusitana, Tombo do Recife e até Chapelaria São Marcos. 

Ainda com relação ao ano de 1878, não se pode determinar se este ano seria o início das atividades de seu comercio, porque não foram pesquisados os Almanak de Pernambuco referentes aos anos de 1876, 1877 e 1878. Sabe-se que antes de adquirir a Chapelaria, JJ Samarcos iniciou suas atividades comerciais tão logo chegara a então Província de Pernambuco, se estabelecendo como comerciante na área de chapelaria.


História Cronológica

Chapelaria

Chapelaria Samarcos & Cia.

Chapelaria Franceza

Chapelaria Tombo do Recife

1951 - Chapelaria São Marcos



Nenhum comentário:

Postar um comentário