Quem são os São Marcos (Samarcos)?
Esta é uma pergunta de difícil resposta. Muitas teorias apontam para o ramo da família oriundo de Lavos, Buarcos, Ílhavo e Aveiro, em Portugal. Até hoje há muitos com o sobrenome São Marcos ainda a viver por lá. Não obstante, há uma cepa da família proveniente da Itália, de sobrenome Sanmarco, que alimenta a versão que argumenta terem migrado por volta de 1492 da Península Ibérica para a Itália.
A teoria portuguesa, comprovada com documentação, assim como de acordo com relatos orais do falecido Capitão português João Laruncho de São Marcos, afirma que a origem remota da família encontra-se na história de que uma criança foi deixada na Igreja de São Salvador de Ílhavo, Bispado de Aveiro, no dia 20 de abril de 1740 e foi batizada no dia 25 de abril do mesmo ano, dia de São Marcos, e por ter sido abandonada e sem nome, as freiras adotaram o sobrenome do santo daquele dia para batizar o bebe.
Por outro lado, a teoria de que os São Marcos são originalmente oriundos da Itália, defendida pelo Professor M. Samarcos, argumenta que teriam fugido da Inquisição durante a perseguição na Península Ibérica e se abrigado na Itália. Lá teriam sido identificados com o nome da Piazza di San Marco, o que levou a acreditar que o sobrenome era alusivo a uma localidade, principalmente pelo nome estar acompanhado da particular "de" em casos mais antigos como, por exemplo, José de São Marcos, em italiano, Giuseppe di San Marco.
Ambas as teorias nos ajudaram a navegar por águas profundas. Por falar em águas profundas, o ramo português da família é conhecido pela fama e grande atuação na pesca do bacalhau. Com o passar dos anos, um dos descendentes, José Joaquim Samarcos, decidiu sair de Portugal e tentar a sorte no Brasil no ramo de comércio. Foi para Recife e ali se estabeleceu. Prosperou no comércio, notadamente na venda de chapéus franceses, o que deu origem à tradicional chapelaria francesa Samarcos & Cia. A partir desse breve relato convidamos a todos para conhecer mais sobre a Família de São Marcos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário