Se casou com Sebastiana Nunes, filha de Manuel Lopes Saborano e Teresa Nunes, no dia 19 de abril de 1762. José e Sebastiana tiveram 12 filhos, a saber: Manoel, Joaquim, Antonio, José, Maria, Tomé, Luís, Luísa, João, Maria de Jesus, Inocência e Francisco.
A família ao longo dos anos cresceu nas Freguesias de Lavos, Ílhavo e Buarcos e sempre na atividade da pesca. Com o passar dos anos muitos São Marcos se destacaram, dentre eles o Capitão João Laruncho São Marcos, descendente direto de José de São Marcos em muitas gerações.
Cada filho de José e Sebastiana estabeleceram ramos da família que migraram. No entanto, até hoje a presença da família São Marcos na região é grande e há muitos a viver em Lavos e Aveiro. Uma variante do nome criada por José Joaquim São Marcos foi "Samarcos". Muitos mitos existem a respeito do nome. Alguns dizem que foi erro cartorial durante a imigração para o Brasil. Outros preferem afirmar que foi para que os negócios prosperassem com outro nome, diferente e novo, logo que José Joaquim chegou ao Brasil.
Ainda não se tem uma explicação totalmente certa, mas o curioso é que muitos outros, de ramos diferentes, que foram para o Brasil também substituiram o São Marcos de seu sobrenome e adotaram o Samarcos. Seria por influência do primeiro imigrante ou algo a mais fez com que mudassem? Uma pergunta de responder. De toda forma, a família Samarcos ou São Marcos é oriunda de um órfão e, portanto, o nome original do pai da criança abandonada seguirá como mistério, uma vez que em 1740 foi quando José foi abandonado.
Nesse período, a riqueza de Portugal e o império diminuiram. O Caso dos Távora, o catastrófico terramoto de 1755 em Lisboa, e a ascensão de Dª. Maria I, a primeira Rainha Reinante de Portugal, culminaram a referida época.
A uso do ouro proveniente do Brasil, o regime absolutista, o movimento para a Independência do Brasil, o Tratado de Methuen e o terremoto de Lisboa contribuiram para o colapso da posição de Portugal na Europa e no mundo. O fim da Dinastia de Avis, e a União Ibérica obrigaram Portugal a depender de suas colônias, primeiro a Índia e, em seguida, o Brasil. A mudança da Índia para o Brasil foi a consequência da pressão dos holandeses, e do Império Britânico. Uma mudança semelhante ocorreu depois que o Brasil ganhou sua independência, o que teve como consequência a de Portugal se concentrar mais em suas possessões na África.
É neste cenário que surge a família São Marcos e é no Brasil que um ramo dela irá se estabelecer anos depois...
Nenhum comentário:
Postar um comentário